O dia em que perdi interesse pelo MMA (e basicamente por todas as outras competições esportivas)

Meu interesse pelo MMA (Mixed Martial Arts), que começou há muito tempo em virtude de toda a humildade e competência do russo Fedor Emelianenko, terminou ontem, dia 7 de agosto de 2010, com a luta do brasileiro Anderson Silva, considerado por muitos o melhor lutador de vale-tudo de todos os tempos, versus o estadunidense Chael Sonnen.

Esse é um highlight com os melhores momentos do Anderson Silva, para que você entenda do que estou falando:

O que para a grande maioria das pessoas foi uma virada histórica do brasileiro no último round, serviu para esvaziar o meu interesse pelo UFC (Ultimate Fighting Championship), organizado pelo Dana White, um dos maiores empresários de lutas que o mundo já viu.

Eu explico. Acredito que o Sr. White escreve o roteiro de quem, como e quando ganha!  É claro que isso não acontece em todas as lutas, mas, assim como ocorre com as partidas mais importantes de futebol ou corridas de Formula 1, o UFC instruiu ontem o Anderson Silva de como agir durante a luta. E ele acatou.

Quem conhece o brasileiro sabe do que estou falando. Com 27 vitórias e apenas 3 derrotas legitimas em sua carreira, Anderson Silva nunca tinha sido nocauteado. Ele lutou contra diversos adversários que venceram o Chael Sonnen com facilidade, como o também brasileiro Demian Maia, Forrest Griffin, Dan Henderson, entre outros. Contra o Griffin, por exemplo, ele demonstrou tanta superioridade que esquivou os golpes do oponente com a guarda baixa para nocauteá-lo em seguida com classe. Ontem, contudo, Anderson estava irreconhecível.

Apesar de ter finalizado o Sonnen com um triangulo, após ter apanhado por cinco rounds, o brasileiro demonstrou apatia (propositadamente a meu ver) durante todo o evento.  Levou socos no queixo sem levantar a guarda ou tentar se esquivar, não foi capaz de defender single legs (um movimento básico no qual o oponente agarra uma das suas pernas para lhe derrubar) e não tentou uma única raspagem (sair de baixo do adversário invertendo a posição) sequer uma vez. Por vezes parecia estar tomando cuidado para não deixar transparecer demais o que estava acontecendo. Seria como ver o Pelé incapaz de dominar a bola direito…

Agora, por que deveríamos acreditar que ele seria capaz de defender todas as tentativas de takedowns (derrubar) do Demian Maia, melhor lutador de jiu-jitsu do UFC, e não do Sonnen? Por que deveríamos acreditar que ele seria capaz de esquivar os socos do Forest Griffin brincando e não do Sonnen? E por que diabos alguém que ganha de virada nos últimos dois minutos fica com aquela cara de decepção e constrangimento no fim da luta?

Porque os interesses corporativos regem o mundo e o Anderson Silva é, atualmente, o produto mais rentável do Sr.White. O Anderson humilhou muitos adversários estadunidenses, o que trouxe certa antipatia junto ao público norte-americano em geral. Esse foi um roteiro bem organizado para reverter esta situação. Além de estabelecer o Sonnen, que tem ambições políticas claras, como alguém corajoso e capaz de manter o que promete, considerando todos os insultos ao próprio Anderson e ao Brasil emitidos por ele antes do confronto. Funcionou. Jogada de mestre do Sr.White.

Veja, por exemplo, como a imprensa brasileira abordou o caso:

Lembrei do Felipe Massa recebendo a instrução da Ferrari: “Alonso IS FASTER THAN YOU”. Para que o brasileiro desse a passagem e a vitória ao espanhol. Jura? Ele está mais rápido? Então eu não preciso abrir para ele passar, uh?

O mundo todo é um palco hoje em dia e os interesses corporativos comandam o show.

Anúncios

Tags: , , , , ,

10 Respostas to “O dia em que perdi interesse pelo MMA (e basicamente por todas as outras competições esportivas)”

  1. Caio Paoliello Says:

    Que marmelada foi esta luta. Quando, quando, QUANDO o Anderson cairia com tanta facilidade assim? Pra quem defendeu todas as entradas do Demian, que é um dos maiores lutadores de jiu-jitsu de todos os tempos, cair assim facilmente e repetidamente é um tanto estranho, ainda mais sem defender-se.
    Fora o katagatame suspeito que o Sonnen deixou escapar propositalmente, nem um faixa azul novato levanta o quadril daquele jeito pro outro repor a guarda. E o triângulo então? O Sonnen TIROU O BRAÇO pro Andreson encaixar. Essa luta foi ridícula. Nunca mais assisto ao UFC. Que saudade do Pride, onde havia lutas verdadeiras entre reais guerreiros!
    Caio Paoliello

  2. Jaime Says:

    Q merda…

  3. andre ulloa Says:

    Foi realmente vergonhoso ver o maior lutador do mundo cometer erros basicos.
    Acho q todo mundo ficou se perguntando pq o Spider estava de guarda baixa e não conseguia esquivar-se como em todas as outras suas lutas passadas.
    Alguém que humilhou Demian Maia agora não conseguia fugir das simples single legs de Sonen sem contar que Sonem passou a guarda do Spider pelo menos 3 vezes sem o mínimo de exforço.
    Ahhh e bem lembrado Caião, omo alguem que esteja no UFC pode “dar” o braço por diveersas vezes ao seu oponente.
    Não é a toa que Anderson Silva saiu do Octagon de cabeça baixa.
    Alguém precisa trazer o Pride novamente!!!!

  4. Victor Says:

    Eu estava lá, e o que você só está falando merda!! O Anderson lutou com uma costela fraturada, e contra um lutador que tem um dos melhores wrestlings do MMA, o Demian não consegui derrubá-lo porque é bom no jiu-jitsu e não no wrestling! O Sonnen não é cachorro morto! É um grande lutador! E por que Dana White faria isso com um brasileiro num evento americano em solo americano com um card de Brasil x EUA!
    Essa teoria da conspiração não cola!

    • Cesar Calejon Says:

      Oi Vitor,

      Obrigado pelo comment. É? E o que explica o Anderson ter sido acertado 289 vezes em uma única luta, contra apenas 206 nas outras 11 que fez no UFC? O que explica ele ter acertado o Sonnen apenas 11 vezes em contrapartida? Você estala lá? Então viu ele levando socos no queixo sem levantar a guarda no 1 round, não? Viu também ele caindo deliberadamente a cada tentativa de takedown do Sonnen? Viu o Sonnen oferecendo o braço pro triângulo? Bom, ninguém disse que o Sonnen é cachorro morto, mas vamos ver como ele se sai na próxima luta contra o Wanderlei Silva….

    • Ivan Carlos Says:

      Experimente quebrar uma costela… vc mal consegue respirar, quanto mais levar meio soco. Duvido que ele lutaria com uma costela quebrada.

  5. De Says:

    Ce,

    Entendo zero de MMA e seus personagens, como você sabe, e tenho para mim que teorias são apenas teorias; não verdades.

    Mas partindo do pressuposto que sua conjectura seja concreta e ficando restrita à essência do seu post – interesses corporativos manipulando situações em nome da conquista ou da manutenção do poder -, de fato, não há termo melhor para definir o cenário: lamentável para todos os envolvidos.

    Por outro lado, sempre lembro que para toda vítima há um algoz, e vice-versa.

    Meaning: Ninguém que não quer ser enganado, se deixa enganar; personagem, torcedor, dirigente, dono de emissora, etc.

    Com isso, pergunto: Quantas outras lutas não foram manipuladas e você não percebeu? Teria percebido? Ou não tinha a menor condição, por que não dizer, intuitiva para observar o que funcionava como pano de fundo deste espetáculo?

    E o que, na verdade, queria te perguntar: O que catzo você vai fazer com a sua forma de ver as coisas?

    Ah! Sei lá, tag do momento: #prolixa
    Beijos.

  6. Phillipe Feitosa Says:

    Pode ate ser mais dificil acreditar nisso que o DANA WHITE esteja metido nisso, se for para comparar o propio exemplo disso é o FEDOR que acabou seu reinado, para FABRICIO WERDUM nao desmerencendo o WERDUM mas é um lutador comum perdendo ate para o OVEREEM mas enfim cada um teu seu ponto de vista e tem que se respeitar….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: