Letting Go – O segredo da vitória! Mas isso sequer importa?

Em 2005, Kelly Slater, atualmente nove vezes campeão mundial de surf e indiscutivelmente o maior surfista de todos os tempos, teve a melhor temporada da sua carreira. Naquele ocasião, ele conquistou o título de melhor do mundo pela sétima vez. Apesar disso, aquele ano não começou bem para ele. Com derrotas e resultados fracos nas primeiras provas, Slater chegou para o evento de Teahupoo, no Taiti, sem o favoritismo que geralmente o cerca considerando a disputa pelo título do WCT.

Durante uma bateria duríssima contra o havaiano Bruce Irons, Slater estava perdendo por combinação (precisando de uma combinação de notas para superar o adversário), o que significa basicamente estar perdendo de goleada no futebol. “Eu achei que estava tudo perdido, quando decide deixar toda aquela preocupação de lado. Decide que eu deveria parar de me preocupar com a competição, com as notas, com tudo aquilo, e como essa preocupação estava afetando os meus resultados”, conta Slater. O que aconteceu em seguida foi considerado por muitos como o momento mais antológico do surf competição:

Após esta onda, ele foi literalmente possuído por algo inexplicável e ganhou este evento em Teahupoo, outros três neste mesmo ano: em Fiji, J-bay e Trestles, o título mundial de 2005, 2006 e 2008, até aqui.

“Finalmente entendi que eu estava nesta posição em que não me importava mais se eu iria ganhar ou perder, mas, exatamente por isso, eu iria ganhar”, disse ele no filme intitulado Letting Go (Deixando Ir), no qual ele conta exatamente esta história.

Slater entendeu e nos provou que o prazer, o amor por aquilo que se faz é o melhor caminho a seguir. Esqueça a fama, o dinheiro e o status. Have fun everyday!

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

