Fedor Emelianenko: uma lição de humildade e força!

Sempre achei o MMA (Mixed Martial Arts) um esporte pesado demais. Socos, joelhadas e cotoveladas na cara são absolutamente normais, assim como ver um dos lutadores sendo severamente nocauteado, às vezes com direito a convulsões etc. Isso sem contar a postura da maioria dos lutadores, muitas vezes arrogante e extremamente exibicionista, atendendo ao show que as pessoas querem ver. É realmente um esporte muito extremo e pesado. Apesar disso tudo, me tornei fã do esporte, e por um único motivo: Fedor Vladímirovitch Emelianenko.
Com 1,83 m de altura, 106.5 kg e nascido em 1976, na região de Rubejnoe, Lugansk, na atual Ucrânia, Fedor é reconhecido por praticamente todos os que amam o MMA como o melhor lutador de todos os tempos, inquestionavelmente. Mas não é por isso que eu me tornei fã dele. Existem outros campeões do esporte, como Brock Lesnar, por exemplo. Eu realmente aprendi a admirar o Fedor por causa da postura que ele assume antes, durante e depois de uma luta. Emelianenko foge muito aos padrões do MMA. Para começar, ele tem um comportamento extremamente humilde, não encarando o adversário, cumprimentando-o respeitosamente de cabeça baixa TODAS ÀS VEZES. Ele simplesmente não encara os seus adversários, como fazem todos os lutadores de MMA. Além disso, ele sempre deixou claro que não é adepto de anabolizantes ou qualquer outra substância artificial para desenvolvimento físico, outra exceção no esporte. Seu porte físico é de um caminhoneiro ou lenhador, mas seu preparo é de um maratonista que administra suas reservas de forma surpreendente. Melhor estrategista que o mundo já viu em MMA.
Um aspecto interessante da vida deste lutador é o treino. Dono de uma força descomunal, Emelianenko não é praticante de musculação, mais uma exceção. O seu treino físico consiste em corridas de longa distância, trabalhos com elásticos, exercícios com o peso do próprio corpo, elevações de braço, espancar um pneu gigante com uma marreta, entre outros.
O interesse de Fedor por artes marciais começou com o Judô e o Sambô. Em 1991, terminou a escola e entrou na faculdade, que cursou até 1994. De 1995 até 1997 serviu o exército Russo, onde continuou o seu interesse por lutas. Emelianenko possui um registro de 34 lutas, sendo 32 vitórias, um No Contest – Accidental Cut (sem resultado, corte gerado por um golpe ilegal – cabeçada, foi um acidente entre Emelianenko e o brasileiro Minotauro, outra lenda do esporte) e apenas uma derrota (cotovelada ilegal no 1ª round onde abriu um corte), a luta foi interrompida por pedido médico TKO – doctor stoppage, mas Emelianenko ainda estava inteiro (na verdade, fora o primeiro soco da luta, aos 17 segundos).
Apesar de todas as conquistas e da carreira brilhante, o que realmente fascina neste atleta é a humildade e o carisma. Existem muitos gênios em diversas partes do conhecimento humano, mas quantos deles realmente sabem que são meros mortais? Fedor Emelianenko é um guerreiro importante na luta contra um mundo doente, corrompido pela ilusão de fama, sucesso e dinheiro.
Anúncios

Tags: , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Fedor Emelianenko: uma lição de humildade e força!”

  1. Caio Says:

    Esse cara é demais, um verdadeiro exemplo de atitude de um ATLETA, um profissional, um ser humano que luta (e apenas luta) como um animal!

  2. O dia em que perdi interesse pelo MMA (e basicamente por todas as outras competições esportivas) « Cesarcalejon's Blog Says:

    […] Martial Arts), que começou há muito tempo em virtude de toda a humildade e competência do russo Fedor Emelianenko, terminou ontem, dia 7 de agosto de 2010, com a luta do brasileiro Anderson Silva, considerado por […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: