A fórmula da Inspiração

Luz, câmera e muita ação. Esses são os elementos que compõem o trabalho de quem se dedica a produzir imagens de surf. Sempre fui literalmente um fotógrafo amador de surf, considerando que não vivo da fotografia e faço porque sou apaixonado. Como jornalista, escrever é a minha ocupação profissional. O texto, na minha opinião, funciona muitíssimo bem quando o intuito é estimular o raciocínio, fazer pensar. Mas imagens funcionam muito melhor quando a intenção é levar ao resto do mundo um pouco da sensação de estar absolutamente envolvido pelo oceano, acelerando sobre a face de uma onda, dentro de um tubo ou em uma praia paradisíaca, por exemplo. Imagens funcionam melhor para fazer sonhar.
Uma das boas entrevistas que eu acredito ter realizado na minha carreira, publicada em maio de 2009 no NEXTSURF, foi com o fotógrafo australiano Tim Mckenna. (Confira a entrevista!) Quando questionado sobre qual seria o maior legado de uma vida como fotógrafo, Mckenna afirmou que se sente “feliz por ter criado algo original e duradouro. Imagens que fazem as pessoas sonharem e respeitarem mais a natureza”.
Eu concordo plenamente: essa é a grande riqueza do trabalho desenvolvido por todos os profissionais que produzem imagens e textos de surf. A idéia é criar matérias que inspiram, fazem sonhar, porque sonhos são fundamentais para a elaboração de metas, que por sua vez necessitam ser concretizadas para que possamos atingir a felicidade.
É como disse o falecido poeta norte-americano JD Salinger: “o universo inteiro conspira a favor do homem que sabe o que quer”. Sonhar, idealizar e concretizar, essas são as etapas que formam o ciclo iniciado pela fórmula da inspiração.

Luz, câmera e muita ação. Esses são os elementos que compõem o trabalho de quem se dedica a produzir imagens de surf. Sempre fui literalmente um fotógrafo amador de surf, considerando que não vivo da fotografia e faço porque sou apaixonado. Como jornalista, escrever é a minha ocupação profissional. O texto, na minha opinião, funciona muitíssimo bem quando o intuito é estimular o raciocínio, fazer pensar. Mas imagens funcionam muito melhor quando a intenção é levar ao resto do mundo um pouco da sensação de estar absolutamente envolvido pelo oceano, acelerando sobre a face de uma onda, dentro de um tubo ou em uma praia paradisíaca, por exemplo. Imagens funcionam melhor para fazer sonhar.

Uma das boas entrevistas que eu acredito ter realizado na minha carreira, publicada em maio de 2009 no NEXTSURF, foi com o fotógrafo australiano Tim Mckenna. Quando questionado sobre qual seria o maior legado de uma vida como fotógrafo, Mckenna afirmou que se sente “feliz por ter criado algo original e duradouro. Imagens que fazem as pessoas sonharem e respeitarem mais a natureza”.

mentawai

Eu concordo plenamente: essa é a grande riqueza do trabalho desenvolvido por todos os profissionais que produzem imagens e textos de surf. A idéia é criar matérias que inspiram, fazem sonhar, porque sonhos são fundamentais para a elaboração de metas, que por sua vez necessitam ser concretizadas para que possamos atingir a felicidade.

É como disse o falecido poeta norte-americano JD Salinger: “o universo inteiro conspira a favor do homem que sabe o que quer”. Sonhar, idealizar e concretizar, essas são as etapas que formam o ciclo iniciado pela fórmula da inspiração.

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas to “A fórmula da Inspiração”

  1. jaimesaldanhajr Says:

    Vc realmente sabe qual é essência da vida…
    É sempre bom ler seus textos.
    Abs

  2. jaimesaldanhajr Says:

    Dá uma olhada no blog que eu fiz relacionado a minha vivência no Tiro Prático. Fiz na semana passada e vou arrumar inspiração para escrever mais.
    Veja lá e depois faça seus comentários.
    Vlw !

  3. Priscila Says:

    Amei!
    Você atrai o que transmite!
    Os textos e as imagens, nos fazem perceber o quanto a natureza é importante para nós, e o quanto somos importantes para que ela continue sendo grandiosa…
    Me dá vontade de colocar o pé na estrada, e ficar de bobeira olhando o mar…
    A sensação total de paz na mente e na alma…
    Já te falei…vc nasceu pra coisa, é extremamente competente e consciente, respeita a vida e isto é de se admirar…
    Adorooooooo

Deixe um comentário

